O evento SER 2024 vai reunir gigantes de vários setores para discutir como a situação afeta as empresas, reverberando estudo exclusivo que mostra que a saúde mental já está entre as principais causas de afastamento; investimentos para solucionar o problema tendem a aumentar nos próximos dois anos
A preservação da saúde mental dos funcionários tem se tornado um ativo cada vez mais valorizado pelas empresas. E não é para menos. De acordo com o psiquiatra Táki Cordás, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, das 10 maiores causas de incapacidade no mundo do trabalho, cinco já se referem à saúde mental. “Estamos falando de algo muito sério, agravado no pós-pandemia e já sentido pela maior parte das companhias”, explica o psiquiatra, chairman do SER 2024 (Saúde Emocional Ressignificada), evento que vai reunir gigantes de vários setores, como Ambev e Natura, em São Paulo, para discutir a questão e as medidas adotadas pelas empresas para lidar com o problema.
E os motivos pelos quais as grandes empresas estão de olho nessa questão é refletido, também, em uma pesquisa pioneira realizada pela Mercer Marsh Benefícios, parceira do SER 2024, apresentada neste ano e com novos dados previstos para abril do ano que vem, mostrando que os investimentos das companhias na saúde mental crescem anualmente. O estudo consultou 850 grandes empresas, tanto nacionais quanto multinacionais, que operam em todas as regiões do Brasil, e que, somadas, empregam um total de 4 milhões de profissionais.
Os resultados do levantamento revelam um aumento significativo no investimento médio por funcionário destinado à melhoria da qualidade de vida e saúde. Em 2023, esse valor aumentou 11%, passando de R$ 330,44 reportado em 2021 para R$ 367,73 por colaborador.
O mapeamento apontou ainda que 49% das empresas têm intenção de aumentar os aportes financeiros nos próximos 12 meses, também em benefícios que direta ou indiretamente influenciam na saúde mental dos colaboradores.
O estudo englobou empresas de diversos setores, incluindo financeiro, tecnologia, manufatura, bens de consumo não duráveis, agropecuário e ciências da vida. Os dados foram apresentados nessa quinta-feira, 5 de outubro, na Coletiva de Imprensa de anúncio da 2° edição do Summit SER, que terá como tema “O impacto da saúde mental no trabalho: a construção do equilíbrio”, no Hotel Emiliano, em São Paulo.
Apenas uma década atrás, as doenças psiquiátricas muitas vezes eram subestimadas. Mas agora, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), depressão unipolar, distúrbio bipolar do humor, esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo e Uso abusivo de álcool se encontram entre as principais causas de incapacidade.
Importância para colaboradores e companhias
Especificamente no quesito saúde mental, 51% das companhias possuem programas direcionados e, entre as 49% que não dispõem, 12% planejam implantar alguma ação. A pesquisa ouviu também os funcionários das empresas. Os colaboradores, quando não estão bem, são duas vezes mais propensos a sentirem-se estressados no dia a dia (79%), o que reverbera na percepção de que as empresas não se preocupam com sua saúde e bem-estar (41%). Já quando se sentem bem, a sensação de estar estressado cai para 42% e a percepção de que as empresas se preocupam com a saúde e o bem-estar sobe para 71%.
Sobre o SER 2024
O assunto será contemplado no SER 2024, Summit composto pela seguinte Comissão Científica Executiva: a psicóloga clínica Ana Georgia C. de Melo Vernes, como curadora, o psiquiatra Táki Cordás, como chairman, a psicóloga clínica Dora Sampaio Góes Vallejo, e Fernanda Bertasi, CMO da Pint Pharma.
O evento, promovido pelo Transamerica Expo Center nos dias 17 e 18 de abril de 2024, tem como foco os principais assuntos relacionados ao problema, reunindo grandes companhias e suas principais lideranças, profissionais que atuam nas áreas de Recursos Humanos, lideranças em geral, produtividade, carreiras, diversidade; além de envolver psiquiatras e profissionais da área da Saúde que lidam diariamente com a questão. “Estamos falando de um evento que pretende proporcionar uma experiência completamente diferente para os líderes, divulgando cases de sucesso e atuando na problemática que já faz parte das ações de ESG das companhias”, lembra Alexandre Marcilio, diretor geral do Transamerica Expo Center.
Informações para a imprensa
Tino Comunicação | Danilo Tovo (11) 99786-7200
danilo@tinocomunicacao.com.br
1 Comment