Casos de câncer de testículo aumentam entre a população mais jovem

Doença é silenciosa. Dor local e aumento do volume são sintomas que devem ser investigados

Apesar de ser raro, o câncer de testículo precisa, cada vez mais, de atenção da população masculina. Não há um exame preventivo e o diagnóstico é feito a partir dos sintomas, que podem ser confundidos com outras doenças. A morte do ex-jogador do Vitória, Leandro Domingues, aos 41 anos, causou comoção nacional e acendeu o alerta sobre o início silencioso da doença.
Dados atualizados em 2025 pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) destacam que o câncer de testículo representa cerca de 1% de todos os tumores malignos masculinos e é predominante entre homens na idade reprodutiva (de 15 a 35 anos). A estimativa é que sejam diagnosticados cerca de 1.700 novos casos da doença entre os homens brasileiros ainda este ano.

De acordo com o médico oncologista da Rede Mater Dei de Saúde da RMBH, Dr. Paulo Henrique Costa Diniz, o câncer de testículo apresenta alta taxa de cura, quando detectado precocemente, e baixo índice de mortalidade: “ações de conscientização são fundamentais para a saúde do homem. A doença possui uma maior incidência entre jovens, podendo impactar diretamente na fertilidade. O órgão é responsável pela produção de espermatozóides e de hormônios como a testosterona”.

Os principais sintomas são alteração do tamanho dos testículos, sensação de peso no saco escrotal, dor ou desconforto no testículo ou saco escrotal, dor imprecisa na parte inferior do abdômen ou na virilha, além do derrame escrotal, caracterizado por líquido no escroto. Entre os fatores de risco estão o histórico familiar, infecções testiculares prévias e criptorquidia – testículo que não migrou adequadamente para o saco escrotal durante o desenvolvimento fetal.

Especialistas recomendam a realização do autoexame dos testículos uma vez ao mês, após um banho quente. O calor relaxa o saco escrotal e facilita a observação de anormalidades de tamanho, densidade e sensibilidade. “O autoexame testicular é um aliado importante, assim como o acompanhamento regular com o urologista”, alerta o Dr. Paulo Henrique Costa Diniz.
O tratamento depende diretamente do estágio da doença. Em fases iniciais, a remoção cirúrgica do testículo afetado (orquiectomia) pode ser curativa. Nos casos mais avançados, podem ser recomendados quimioterapia e radioterapia. Na Rede Mater Dei de Saúde, a abordagem ao tratamento é multidisciplinar e personalizada. “Os tratamentos são definidos em conjunto por uma equipe de diferentes especialidades em reuniões clínicas de cada área, contemplando as complexidades e especificidades de cada paciente”, finaliza Dr. Paulo Henrique Costa Diniz.

Hospital Integrado do Câncer Mater Dei (HIC)
A unidade é um modelo de referência que acolhe os pacientes em um momento delicado, tendo como foco o tratamento oncológico individualizado e humanizado. O HIC possui uma das certificações internacionais de qualidade em saúde mais respeitadas no mundo, a Joint Commission Internacional (JCI), garantindo segurança e qualidade. Para saber mais, clique aqui.

Sobre a Rede Mater Dei de Saúde

Uma rede de saúde completa, com 45 anos de vida, que tem o paciente no centro de tudo e ancorada em três princípios: inteligência e humanização como pilares do atendimento; tecnologia como garantidora da excelência; e solidez das governanças clínica e corporativa. Oferece serviços médico-hospitalares para toda a família, em todas as fases da vida, com qualidade assistencial e profissionais altamente capacitados e especializados. A Rede Mater Dei de Saúde segue em expansão, levando para mais pessoas o Jeito Mater Dei de Cuidar e de Acolher, valorizando a vida dos pacientes em cada atendimento e disponibilizando o melhor que a medicina pode oferecer.

Unidades
Minas Gerais: Hospital Mater Dei Santo Agostinho, Hospital Mater Dei Contorno, Hospital Mater Dei Betim-Contagem, Hospital Mater Dei Nova Lima, Hospital Mater Dei Santa Genoveva, CDI Imagem e Hospital Mater Dei Santa Clara.
Bahia: Hospital Mater Dei Salvador e Hospital Mater Dei Emec
Goiás: Hospital Mater Dei Goiânia

Publicar comentário

LEIA MAIS