A capital paulista liderou pela primeira vez o ranking da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa)
A cidade de São Paulo foi o destino turístico nacional mais vendido em 2023, segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), entidade que reúne as maiores empresas do setor. As operadoras são as responsáveis pela montagem dos pacotes turísticos que depois serão vendidos pelas agências de viagens.
É a primeira vez que um destino turístico fora do Nordeste aparece na liderança do ranking. Maceió e Porto Seguro ficaram em segundo; Porto de Galinhas e Recife em terceiro.
O anúncio ocorreu durante o lançamento do anuário 2024 da Braztoa, na segunda-feira (20). Juntas, as operadoras associadas venderam R$ 19,2 bilhões no ano passado, crescimento de 39% sobre 2022, tendo embarcado 11,8 milhões de passageiros — mais 22,7%. Na divisão de mercado, as viagens nacionais representaram 60% do faturamento.
“Os eventos de lazer e entretenimento, além da agenda cultural, contribuíram para a maior demanda para capital, que preserva a força nos negócios, convenções e grandes feiras e atrai cada vez mais turistas que buscam a diversão”, diz Gustavo Pires, presidente da SPTuris, empresa de turismo e eventos da cidade.
O resultado é ainda mais surpreendente devido às características do mercado: São Paulo (capital e interior) são os dois principais emissores (exportadores) de turistas, sendo quase sempre os mercados mais importantes para os destinos de lazer — de sol, praia e natureza.
A Braztoa está completando 35 anos. Além das operadoras, tem entre os associados empresas de cruzeiros marítimos e representação produtos turísticos.