Dia do Trabalho: Advogado fala sobre importância da data para conscientização
Márcio Coelho alerta sobre prevenção de acidentes e doenças
Com a chegada do Dia do Trabalho, celebrado em 1º de maio, a reflexão sobre a prevenção de acidentes e doenças no trabalho ganha ainda mais relevância. A comemoração do Dia do Trabalho tem o objetivo fundamental de valorizar a vida e a integridade do trabalhador. Segundo dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho do Ministério da Previdência Social, em 2023, o Brasil registrou 732.751 casos de acidentes e doenças do trabalho entre segurados do INSS.
O advogado Márcio Coelho, especialista em direitos trabalhistas e previdenciários, destaca a gravidade da situação: “Se considerarmos também o número de acidentes não comunicados, esse número provavelmente triplicará”.
A dimensão do problema se expande ao considerarmos não apenas os acidentes típicos, mas também os decorrentes de traumas. “Além dos acidentes de natureza física, as estatísticas se elevam ainda mais quando consideramos o impacto de ambientes de trabalho nocivos à saúde mental dos trabalhadores”, complementa Coelho.
Investir em medidas de segurança, treinamentos adequados, ergonomia e um clima organizacional saudável são ações que podem evitar inúmeros acidentes e o desenvolvimento de doenças ocupacionais.
A conscientização sobre a segurança no trabalho não se limita à proteção do trabalhador. Márcio Coelho aponta para o impacto econômico da prevenção: “Investir na prevenção de acidentes não apenas protege a saúde física do trabalhador, mas também gera uma significativa redução nos crescentes custos governamentais com a recuperação desses profissionais”.
Embora o Dia do Trabalho nos convide a refletir sobre as condições laborais e a importância da segurança, o compromisso com a saúde e a segurança no trabalho deve ser constante. “O futuro e o bem-estar de inúmeros trabalhadores dependem de uma vigilância constante ao longo de todo o ano.”, conclui o advogado, reforçando a urgência e a importância de um olhar atento e contínuo para a segurança.
O Dr. Márcio Coelho atua nas áreas trabalhista e previdenciária há mais de 40 anos. Durante sua carreira, foi presidente da Comissão de Acidentes do Trabalho da OAB-SP e é Conselheiro do Instituto Arnaldo Faria de Sá.
Publicar comentário