“Do sertão para o mundo” — Conheça o Advogado Ismar Maciel, que lançará livro dos direitos da mulher gestante

“Do sertão para o mundo” — Conheça o Advogado Ismar Maciel, que lançará livro dos direitos da mulher gestante

Dr. Ismar Maciel, nasceu um povoado muito simples chamado de Brejo da Boa Vista, no interior da Bahia, onde seus pais trabalhavam na roça, em plantações de milho, cana de açúcar, mandioca e outros; toda sua família e parentes viviam nessa região.

O Advogado ainda se lembra de ter que se levantar às 3 horas da manhã para ajudar a sua família nos serviços de casa e da roça. “A época do inverno e da primavera eram as melhores; conhecida como temporada das chuvas, pois tínhamos frutas, melancia, melão e legumes, tais como abóbora, chuchu etc. Já no período da seca era horrível, e até hoje eu tenho a sensação de ver aquele sol cintilando, trêmulo de tão quente na minha frente, pois era escaldante.”, nos conta o Dr. Ismar Maciel.

Ele nos diz que via sua mãe Francisca, como uma grande heroína e batalhadora, pois sofreu violência doméstica, além de trabalhar muito na lavoura. Mesmo sua mãe sem saber escrever e nem assinar o seu nome, Dr. Ismar Maciel via sua mãe como uma grande psicóloga, com uma vasta experiência de vida. Quanto ao seu pai, o escritor, revela que nunca teve muita afinidade com ele, mas é grato por ter trabalhado muito e cuidado de seus irmãos.

A vida do Dr. Ismar Maciel começa a mudar em 1999, quando sua irmã Ivanete o mandou buscar do sertão para morar em São Paulo, aos 13 anos de idade, sem saber ler, e nem sequer escrever o próprio nome; foi nesta mesma época que ele pela primeira vez viu uma bacia sanitária.

Foi somente no ano seguinte, em 2000, que ele começou a estudar a primeira série do Ensino Fundamental, aos 14 anos de idade. O Dr. Ismar Maciel ainda nos conta que não foi nada fácil para ele, aos 14 anos de idade, numa sala de aula com crianças com metade da sua idade.

Mas mesmo assim, ele não desistiu, então diante do seu empenho e esforço, e com ajuda dos seus professores, fez provas de aceleração, e em 4 anos concluiu o Ensino Fundamental. Logo depois começou a cursar Ensino Médio, e em 2008 prestou vestibular em Serviços Jurídicos (Técnico) no Centro Paula Souza e estudou por 1 ano e depois iniciou a graduação em Direito.

Dr. Ismar Maciel foi aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil no 9º Semestre, nessa época a OAB começou a autorizar os alunos concluintes do último ano, desde que na data da prova dissertativa, estivessem matriculados no último semestre, e caso passasse, só se inscrevia nos quadros de advogado mediante colação de grau. Desta forma, ele foi aprovado pela OAB em 2013, e se inscreveu nos quadros definitivos em fevereiro do ano seguinte.

Hoje, o advogado possui várias pós-graduações, e especializações, e atualmente está focado no Direito Médico e da Saúde, tendo ele pós-graduação em Direito da Saúde, Responsabilidade Civil e Penal no Direito Médico, e forte atuação em Violência.

Em 2022, o  Dr. Ismar Maciel  foi agraciado com o com título Honorífico Doutor Honoris Causa em Direito Médico, concedido pela FEBACLA e pelo Centro Sarmatiano de Altos Estudos Filosóficos. No mesmo ano, a Organização Mundial dos Defensores em Direitos Humanos, concedeu à ele o Título de Doutor Honoris Causa em Humanidades.

Com toda essa vasta experiência adquirida em anos de estudo, Dr. Ismar Maciel, anuncia o lançamento do seu livro:

VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: O SEU PARTO, A SUA AUTONOMIA! OS PRINCIPAIS DIREITOS DAS MULHERES GESTANTES E PUÉRPERAS”

“VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: O SEU PARTO, A SUA AUTONOMIA! OS PRINCIPAIS DIREITOS DAS MULHERES GESTANTES E PUÉRPERAS”, Dr. Ismar Maciel
“VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: O SEU PARTO, A SUA AUTONOMIA! OS PRINCIPAIS DIREITOS DAS MULHERES GESTANTES E PUÉRPERAS”, Dr. Ismar Maciel

Nesta obra, Dr. Ismar Maciel mostra as muitas formas da violência obstétrica e os direitos das mulheres gestantes e puérperas a um pré-natal e parto humanizado. Segundo pesquisas recentes, a cada grupo de quatro mulheres, uma é vítima de violência obstétrica e morre por ano; sendo aproximadamente 70 mulheres, em razão da violência obstétrica no Brasil nos quase 3 milhões de parto por que ocorrem por ano.

Dr. Ismar Maciel revela que sua própria mãe foi vítima de violência obstétrica por ocasião de seu nascimento. Ela ficou vários meses internada, e seu pai teve que comprar sangue de terceiros, de pessoas que ele sequer conhecia, para ser transfundido em sua mãe, sem obedecer às regras básicas de vigilância sanitária.

“Acredito que eu tenha descoberto a minha missão, escrevo este livro para justamente levar informações para toda a sociedade, principalmente para as mulheres, para que elas sejam respeitadas em todo o processo da gestação, que o ato sublime de dar à luz, de parir, seja um momento de ouro, divino, para as mães e para os bebês.” afirma Dr. Ismar Maciel.

O escritor, em seu livro usa uma linguagem simples, para que o seu público alvo; pacientes fragilizadas e vulneráveis possam compreender a mensagem, conhecendo seus direitos, bem como detectar formas de violência obstétrica e se defenderem.

O coquetel de lançamento de seu livro: “VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: O SEU PARTO, A SUA AUTONOMIA! OS PRINCIPAIS DIREITOS DAS MULHERES GESTANTES E PUÉRPERAS”, será em 25 de julho em São Paulo, onde o Dr. Ismar Maciel receberá familiares, amigos e personalidades numa noite de autógrafos. O evento é apenas o começo de muitos projetos que o Dr. Ismar Maciel realizará ainda este ano, voltado para o direito dos menos favorecidos.

Quer saber mais? Siga no Instagram: @ismar.maciel

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *