Como a única representante do estado do Espírito Santo, Fayda Belo, é uma das indicadas no pilar de Cultura, na categoria “Influência e Representatividade Digital”. A especialista trata de casos voltados para o combate à violência contra a mulher, com recorte para raça onde no Brasil, a representatividade de mulheres negras em casos de feminicídio chega a totalizar 62%, como aponta um relatório da Anistia Internacional (2023).
A advogada ganhou destaque ainda na época da pandemia, falando de legislação de forma simplificada, incentivando principalmente as mulheres a conhecerem seus direitos; Nesse caminho, ela escreveu o livro “Justiça para Todas – O que toda mulher precisa saber para garantir seus direitos”. Ganhadora do prêmio das Black Sisters in Law, grupo de advogadas negras, na categoria Direito Antidiscriminatório, Fayda Belo concorre com mais 14 finalistas com amplitude de segmentos e atuações.
Desde a primeira edição, o Prêmio Sim à Igualdade Racial tem se destacado como uma plataforma essencial para celebrar e amplificar as vozes e iniciativas que lutam contra o racismo e promovem a equidade racial na sociedade. Com o apoio da Rede Globo, o evento será transmitido em rede nacional pela segunda vez e também pelo canal no YouTube do ID_BR, alcançando milhões de telespectadores em todo o país.
Ao longo dos anos, o evento tem reconhecido líderes, organizações e projetos que se destacam em diversas áreas, incluindo cultura, educação, empregabilidade e ativismo. O prêmio destaca casos inspiradores de sucesso e impacto positivo na promoção da igualdade racial.
Os finalistas desta edição representam uma ampla gama de talentos e iniciativas que estão contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. De artistas e educadores a empreendedores e líderes comunitários, esses finalistas são verdadeiros agentes de mudanças no país. São 10 categorias divididas entre os pilares de Educação, Empregabilidade e Cultura.
Neste ano, o Prêmio Sim à Igualdade Racial conta com o patrocínio das empresas Ambev, Assaí, Oreo, Carrefour, Mover, Vale, L’oreal e Sephora. Apoio das marcas, Coca Cola, Magalu, Aegea, Pepsico e parceria da Cidade das Artes, Prefeitura do Rio de Janeiro, Tour House e Promenade Hotel.
Acompanhe a transmissão da premiação de forma online pelo canal do ID_BR pelo Youtube ou pela TV Globo no dia 26 de maio, para saber os resultados finais de todas as categorias.
Sobre o ID_BR | @id_br | [website]
Fundada em 2016, o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) é uma organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. A partir da Campanha Sim à Igualdade Racial desenvolvemos ações em diferentes formatos para conscientizar e engajar organizações e a sociedade. Buscamos reduzir a desigualdade racial no mercado de trabalho, como indica o objeto 10 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).