Febre Maculosa: Dr. Thiago Martins especialista em carrapatos fala sobre prevenção da doença

Febre Maculosa: Dr. Thiago Martins especialista em carrapatos fala sobre prevenção da doença

A Febre Maculosa Brasileira (FMB) é uma doença causada por uma bactéria (riquétsia) transmitida por carrapatos, caracterizada por ter início rápido, com febre elevada, dor de cabeça, dor muscular intensa e aparecimento de manchas avermelhadas na pele das pessoas acometidas pela enfermidade.

Vale ressaltar que, os carrapatos são ectoparasitas que apresentam três estágios parasitários de vida (larva, ninfa e adulto), pertencem à classe dos Aracnídeos, na qual estão também incluídos os escorpiões, as aranhas e diversas espécies de ácaros. No estado de São Paulo os carrapatos são importantes vetores de agentes patogênicos para os animais silvestres, domésticos e seres humanos, portanto são considerados relevantes na sanidade animal e saúde pública.

Conhecido popularmente como “carrapato estrela” Amblyomma Sculptum (nome científico), sendo que todos os três estágios parasitam com maior frequência o cavalo doméstico e a capivara. Por outro lado, os estágios parasitários de vida também podem parasitar uma diversidade de hospedeiros incluindo animais domésticos, silvestres e acidentalmente pessoas que frequentam áreas verdes, para fins de trabalho e lazer. O carrapato estrela é o principal vetor da FMB para seres humanos no estado.

Os últimos acontecimentos, com três óbitos confirmados da doença e um caso suspeito sob investigação em Campinas, interior de São Paulo, nos deixam um alerta.

Em conversa com o especialista na área Dr. Thiago Martins, a melhor forma de prevenção seria.

“Manter sempre as áreas verdes roçadas, bem aparadas, para que a própria radiação solar controle naturalmente as populações de vida livre dos carrapatos presentes no meio ambiente ao qual as capivaras (que são hospedeiras dos carrapatos e amplificadoras da bactéria), residem. E por fim, se for picado por carrapatos, nunca se desespere, apenas observe se você apresenta febre, dor de cabeça e muscular, e procure o atendimento hospitalar caso apresente esses sintomas, sempre informando o médico que foi picado por carrapatos, retirando o mais breve do corpo. Lembre-se que a FMB é uma doença grave e que o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível.”, afirma o Pesquisador e Dr. Thiago Martins.

 

Sobre o Dr. Thiago Fernandes Martins:

Atualmente é Curador da “Coleção Nacional de Carrapatos Danilo Gonçalves Saraiva” da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo e Jovem Pesquisador (FAPESP) do Instituto Pasteur, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Médico Veterinário / CRMV-SP 18429

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *