Nos dias 13 e 14 de julho, será realizado o 6° Festival Encontro das Águas, em Porto de Moz no Oeste do Pará e as margens do Rio Xingu. O evento encena o duelo entre a onça pintada e o jacaré-açu, expressão das heranças culturais indígenas.
O evento é dividido entre os grupos que levam os nomes dos rios, Xingu e Amazonas. Cada um possui mais de 1.200 integrantes, que trabalham ao longo do ano na criação das alegorias e demais elementos ornamentais que compõem as apresentações do festival.
Começou em julho de 2019, dando oportunidade para quem quer aproveitar as belas praias do município, apreciar a boa gastronomia e testemunhar o duelo que simbolizam a beleza e a força da Amazônia paraense.
O “Encontro das Águas” leva ao público lendas da região através da dança, da música e da arte. É lindo de se ver. É apaixonante.
“Estou extremamente animado, muito contente por poder levar amigos até minha cidade para conhecer minhas origens, cultura, culinária e vivenciarem o festival Encontro das Águas, realizado pelos rios Amazonas e Xingu. Desejo sorte aos dois grupos, e parabenizo a organização, membros de ambos os lados pelo esforço e comprometimento para se destacarem no “Encontro das Águas”, disse Heitor Ximenes.
“Agradeço ao prefeito Berg Campos, à prefeitura de Porto de Moz, à Equatorial e à Secretaria de Cultura local. Estamos ansiosos para participar do festival “Encontro das Águas”.