No domingo, 25 de agosto, a renomada cantora Juliana D Passos, uma figura consolidada no samba e devota das tradições de matriz africana, gravou seu mais recente projeto, o DVD “Sambas de Macumba”. Este trabalho contou com a participação de grandes nomes do segmento, como Tião Casemiro, Aldeia de Caboclos, Gêmeos de Oxum, Gabi Mafre, Mika, Felipe Leão, e MC Trans, entre outros, sob a produção da Orixás Produtora, uma das maiores do setor.
Além de sua notável presença no palco, Juliana D Passos não apenas trouxe seu talento e energia contagiante, mas também quebrou barreiras ao destacar, pela primeira vez, dois artistas trans: MC Trans e Thuan Oficial, uma mulher e um homem trans, respectivamente. Em um país que enfrenta altos índices de violência contra a população trans, conforme relatado pela ANTRA, a inclusão desses artistas é um marco importante.
Procurada por nós para falar sobre o evento, MC Trans se emocionou ao fazer um desabafo sobre a importância da visibilidade e da aceitação: “Enquanto vemos artistas de outros gêneros e segmentos, como o gospel, sem representação trans, no samba e na macumba também é raro encontrar essa diversidade. Ver Thuan no camarim me enche de alegria e orgulho em ser fã da Juliana.”
A gravação foi um espetáculo de música de qualidade e inclusão, provando que o samba pode ser um espaço de transformação e acolhimento. “…E o povo chama Maria, Navalha…” é apenas o começo de uma nova era no cenário da música de macumba.
Por Lucas Alves de Oliveira
Fotos: Ohana Oliveira
Art: Seaxe Fotografias