Prefeitura da Cidade de São Paulo vai entregar mais 45,7 km de “Faixa Azul” em oito vias até julho

Prefeitura da Cidade de São Paulo vai entregar mais 45,7 km de “Faixa Azul” em oito vias até julho

Serão 22,84 km em junho e outros 22,92 km no mês que vem, totalizando 168,66 km de sinalização para motos na capital

A Prefeitura de São Paulo vai entregar mais 45,7 km de Faixa Azul em oito vias até julho. O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes nesta terça-feira (4). Entre as vias que receberão a nova sinalização estão o Elevado João Goulart, no Centro, e as avenidas Aricanduva e Salim Farah Maluf, na Zona Leste. Com esses novos trechos, a cidade chegará a 168,66 km de Faixa Azul no fim de julho. A meta é ter 200 km da nova sinalização operando até o fim de 2024.

“Já tivemos uma grande diminuição de acidentes e óbitos com este projeto que salva vidas, protegendo mais de 1,3 milhão de motociclistas que transitam pela cidade”, disse o prefeito Ricardo Nunes, ao anunciar a expansão do programa, durante a entrega das obras de ampliação do Centro Especializado em Reabilitação (CER) São Mateus, nesta terça-feira (4). “Cada metro de Faixa Azul evita que mais pessoas cheguem aos nossos CERs ou mesmo irem a óbito”, concluiu.

Neste mês, quatro vias receberão a sinalização para motos, somando mais 22,84 km ao projeto. São elas: Via Elevada João Goulart, que ganha 5,5 km de Faixa Azul entre o Largo Padre Péricles e a Praça Roosevelt, em ambos os sentidos; a pista expressa da Av. Aricanduva, com 5,9 km, entre a R. Júlio Colaço e a Av. Itaquera, ambos sentidos; a Av. Salim Farah Maluf, com 9,7 km, entre a R. Rhone e a R. Ulisses Cruz, ambos sentidos; e, por fim, a Av. do Cursino, com 1,74 km, entre a R. Dom Villares e a R. Marcos Fernandes. Assim, a cidade chegará a 145,74 km de Faixa Azul no fim do mês.

Já no fim de julho, estrão concluídos mais quatro trechos, que somam mais 22,92 km. São estes: Tiquatira I – Av. Gov. Carvalho Pinto, com 5,7 km, entre a R. Dr. Renato Maia e a Av. São Miguel, ambos sentidos; a Tiquatira II – Av. Calim Eid e Dom Hélder Câmara, com 9,6 km, em ambos os sentidos, entre a Av. São Miguel e a R. Catende; a Rua Vergueiro, com 0,7 km, entre a Av. Lins de Vasconcelos e a R. Dr. Barros Cruz; e a Av. Inajar de Souza, com 6,92 km, entre a Av. Nossa Senhora do Ó e a R. Edmundo Krug, ambos sentidos. Com esses novos trechos, a cidade totalizará 168,66 km de Faixa Azul no fim de julho.

“A ampliação do nosso programa da Faixa Azul tem ajudado muito os motofretistas e motoboys”, disse o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Hemilton Inouye. “Teremos a implantação na Aricanduva e Tiquatira, trazendo para a Zona Leste mais segurança para a categoria.”

Em maio, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da CET, entregou 24,7 km de Faixa Azul, totalizando 122,9 km implantados. São eles:

● Av. Gastão Vidigal (3 km entre Vd. Miguel Mofarrej e a Praça Apecatu);

 

● Av. Braz Leme (6,2 km entre R. Domingos Fasaroli e a Pça. Heróis da FEB);

 

● Av. Eliseu de Almeida (4,7 km entre a Av. Caxingui até a R. Tristão de Campos);

 

● Av. Tancredo Neves – Complexo Viário Maria Maluf (7,4 km entre o Vd. Min. Aliomar Baleeiro até a R. do Lago);

 

● Vd. Min. Aliomar Baleeiro (1 km entre Av. Afonso d’Escragnolle Taunay e o Complexo Viário Maria Maluf);

 

● Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello (2,4 km no sentido bairro, entre a R. Miguel de Araújo Barreto e a R. Domingos Afonso e entre a R. Apiteri e R. Lessing; no sentido centro, a Faixa Azul estará entre a R. Ribeirópolis e R. Isaque Valadão de Freitas).

 

Os demais trechos já autorizados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e que serão implantados até o fim do ano são:

 

● Av. Senador Teotônio Vilela;

● Eixo Norte/Sul sentido Santana;

 

● Av. Escola Politécnica;

 

● Av. Dr. Ricardo Jafet;

 

● Av. Prof. Abraão de Morais;

 

● Rua Sapetuba;

 

● Av. Jornalista Roberto Marinho;

 

● Av. Eng. Armando de Arruda Pereira;

 

● Estrada de Itapecerica;

 

● Av. Pirajussara C/B.

 

Histórico

 

O projeto-piloto da Faixa Azul foi criado por profissionais da CET, das áreas de Segurança Viária, Sinalização, Planejamento e Projetos e Operacional. Inspirado em experiências anteriores e também internacionais. O objetivo foi reorganizar o espaço viário proporcionando mais segurança aos motociclistas e harmonizando a convivência entre os modais.

 

A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros “humanos” dos diferentes usuários do viário possam ocasionar em ferimentos graves ou mortes.

 

Entre os anos de 2022 e 2023, foram implantados os seguintes trechos:

 

25/1/2022 – 5,5 km na Avenida 23 de Maio, desde a Praça da Bandeira até o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha).

 

6/10/2022 – 17 km na Avenida Bandeirantes – Afonso D’Escragnolle Taunay, em ambos os sentidos.

 

9 e 10/2023 – 1,8 km no corredor Norte-Sul, entre as avenidas Prestes Maia e Tiradentes; e 2,8 km, que contemplaram as avenidas Santos Dumont, Rubem Berta e Moreira Guimarães, até o Viaduto Indianópolis.

 

6/11/2023 – 6 km foram entregues nas avenidas Sumaré e Paulo VI;

 

20/11/2023 – 5,8 km na Avenida das Nações Unidas; e 4 km na Miguel Yunes.

 

4/12/2023 – 9,2 km na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3,6 km na Zaki Narchi, e 5 km na Luiz Dumont Villares.

 

18/12/2023 – 20,2 km na Avenida Jacu Pêssego, em ambos os sentidos; sendo 5km, entre a Rodovia Ayrton Senna e a rua Américo Sugai. E, entre a Rua Zituo Karasawa e o acesso à R. Santo André Avelino, com mais 15,2 km. Já os 8,2 km na avenida do Estado, estão entre as ruas dos Patriotas e da Mooca.

 

1/3/2024 – 1 km no Túnel São João Paulo II, no Anhangabaú, sentido Aeroporto de Congonhas, que faz conexão com as avenidas Prestes Maias e 23 de Maio.

 

30/4/2024 – 8,1 km na Av. Santos Dumont, entre Av. Braz Leme e a Ponte das Bandeiras, no sentido centro, e entre a Praça Campo de Bagatelle e a Av. Braz Leme, no sentido bairro; na Rua Santa Eulália, entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Santos Dumont, sentido Centro; no Túnel Ayrton Senna 1, entre a Avenida Vinte e Três de Maio e a Rua Colatino Marques; e na Avenida Washington Luís, entre a Avenida Dória e a Rua Viaza, um segundo trecho entre as avenidas Vieira de Morais e Bandeirantes e também entre a Avenida Interlagos e a Rua Lacedemônia, sentido Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *