Projeto “Memórias de Betim” conta história da cidade a partir da literatura, fotografia e do cinema

Projeto “Memórias de Betim” conta história da cidade a partir da literatura,  fotografia e do cinema

Conjunto de autores se preparam para lançamento de série documental que reúne personagens a fim de descrever cotidiano e desenvolvimento de uma das maiores cidades de Minas Gerais

 

Uma cidade não é feita somente de concreto e asfalto. Uma cidade também é feita de histórias. E no intuito de resgatar grandes personagens que tiveram o privilégio de ajudar a contar a narrativa de Betim, um dos principais centros urbanos e industriais de Minas Gerais, a Encruza Produções prepara o projeto “Memórias de Betim”. Essa iniciativa, através de diferentes meios artísticos, reuniu alguns desses rostos e algumas dessas histórias.

A partir do dia 29 de março, o projeto ocupa a Casa de Cultura de Betim para uma série de iniciativas que vão desde o audiovisual até a literatura. A começar a exposição de mesmo nome, que reúne 13 fotografias de pessoas e locais deste município com a finalidade de demonstrar a grandiosidade do município. A entrada é franca

Com entrada gratuita, a mostra estará disponível até o dia 07 de segunda a sexta-feira, entre 10h e 18h. Acompanhando a exposição fotográfica, ainda está programada a exibição de uma série documental de mesmo nome que também contribui para a construção da imagem geral das memórias que Betim deixou ao longo de tantos anos, a partir dos mesmos personagens que estampam a exposição fotográfica.

“Achamos muito importante esse trabalho porque ele vai muito além da cultura. Estamos realizando um resgate histórico de um povo que, às vezes, acaba se desconectando de suas raízes. O Memórias de Betim é um grande orgulho para nós porque ele busca exatamente a conexão das próprias pessoas que vivem aqui com as suas origens. Está emocionante”, convida Vitor Gonzaga, diretor da Encruza Produções.

Finalmente, ainda no dia 29 de março, haverá também a apresentação e distribuição do livro de mesmo título ao público. A professora Yone Gonzaga é a organizadora desta iniciativa literária, ela se reúne a outros quatro autores para a produção de um volume que narra algumas das histórias que foram contadas tanto pela exposição fotográfica quanto pela série audiovisual. A participação no lançamento é gratuita e haverá distribuição gratuita de exemplares.

“Estou muito honrada em participar deste projeto e, especialmente, por ser autora de uma dessas histórias. Betim é uma forte e encantadora. Poder transmitir um pouco de sua boa imagem é uma missão que assumo de bom grado. Estou muito feliz e tenho certeza que o público vai se encantar por tudo que temos para contar”, comemora Yone.

O Memórias de Betim é um projeto oriundo da Lei Federal de Incentivo, recebe patrocínio da Essencis MG, Via Solo, Eco Via e Alfenas Ambiental. A idealização é da Encruza Produções e recebe apoio da prefeitura de Betim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *